quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Shadow of the Colossus



Shadow of the Colossus

O progresso em Shadow of the Colossus ocorre em ciclos. Começando de um ponto central em um vasto território, o jogador deve procurar e derrotar o colosso, retornando a este mesmo ponto central logo após para repetir o processo Para encontrar cada colosso, Wander deve erguer a sua espada em uma área iluminada pelo sol para refletir os raios de luz, os quais convergem em direção ao local da próxima batalhaO percurso a um colosso é raramente reto: trechos de terrenos variados geralmente requerem que um desvio seja tomado pelo caminho. Boa parte dos colossos estão localizados em áreas remotas, progressivamente mais afastadas da área central, como em cima de morros ou dentro de estruturas antigas.


Uma vez que o colosso é encontrado, o jogador deve descobrir a sua fraqueza para derrotá-lo. Cada colosso possui o seu modus operantis, o que faz com que alguns sejam agressivos, atacando o personagem ao simplesmente avistá-lo, e outros só ataquem caso sejam atacados primeiramente pelo jogador. Cada colosso duela em um próprio antro, e muitos dos colossos só podem ser derrotados se o personagem usar o ambiente ao redor a seu favor.Cada colosso possui pelo menos um ponto de fraqueza, indicado por um sigil brilhante que podem ser iluminados e descobertos pela luz refletida na espada. Cada colosso possui áreas cobertas por pêlo no seu corpo ou saliências em suas armaduras de pedra, que podem ser usadas pelo jogador para agarrar e escalar o colosso enquanto ele se balança para tentar repelir o personagem.Enquanto que escala um colosso, o jogador deve agir rapidamente já que Wander possui uma barra limitada que monitora a força restante para agarrar-se a algo, que diminui enquanto o personagem se agarra na criatura.

Wander e os colossos possuem barras de vida que indicam os pontos de vida restantes de cada um. A vida de um colosso é reduzida significantemente quando os seus pontos fracos são atacados, enquanto que Wander pode ser ferido pelos ataques de um colosso, impactos indiretos dos seus ataques ou de sua movimentação ou por uma queda de grande altura. Ao longo do jogo no modo normal, Wander está equipado somente com uma espada e um arco,mas pode obter outras armas ao completar fases do modo escondido de time attack. Neste mesmo modo, são obtidos também outros itens que ajudam Wander a derrotar os colossos e a explorar o território, como máscaras que aumentam a sua força, detectores de frutas e de lagartos especiais e uma espada que encandeia luz sem a presença do sol.

Enquanto que os colossos são os únicos inimigos de todo o jogo, existem animais da natureza no ambiente. Contudo, somente uma espécie possui um efeito na jogabilidade: matar e consumir a cauda de certo tipo de lagarto expande a barra de força de Wander. De uma mesma maneira, o jogador pode encontrar frutas que expandem a barra de vida de Wander.

O ambiente deve ser usado a favor do jogador cada vez mais, proporcionalmente ao seu progresso no jogo. As duas primeiras batalhas se ambientam em áreas simples, amplas e planas, com o único objetivo sendo descobrir como escalar o colosso e atacar os seus pontos fracos. Contudo, a maioria das catorze batalhas seguintes requerem que algum aspecto do campo de batalha seja usado.

 Agro e o ambiente

O cavalo de Wander, Agro, possui um papel bastante importante no jogo. Adicionalmente à sua utilidade como meio de transporte, ela é vital para que se derrote alguns dos colossos. Existem, contudo, vários locais que ele não é capaz de alcançar. Os colossos geralmente habitam áreas separadas por água profunda ou obstáculos que devem ser escalados. Agro não pode atravessar esses obstáculos, sendo separado de Wander pelos mesmos e não participando da batalha seguinte.[15] Nestes momentos, ele espera fielmente pelo retorno de Wander da batalha.


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